quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

03 de fevereiro - Uma mulher na ciência: Leonora N. Bilger

Em um espaço comumente ocupado por homens, algumas mulheres conseguiram quebrar os paradigmas vigentes e destacaram-se por contribuições valoroasas à ciência. Uma dessas mulheres, destacada hoje, foi Leonora Neuffer Bilger.



Nascida em 03/02/1893, em Boston, e cresceu em Cincinnati, Ohio, nos Estados Unidos. Leonora logo adquiriu reputação por seus trabalhos envolvendo estruturas moleculares e quimioterapia.

Entre 1924-25 esteve na Inglaterra, em Cambridge, com uma bolsa de pesquisa, onde ganhou destaque com seus estudos sobre compostos assimétricos de nitrogênio, ao quais continuou deciando-se posteriormente.

Posteriormente, Leonora e o marido, Earl - também químico -, transferiram-se definitivamente para a Universidade do Havaí. Nessa Universidade, ocupou o cargo de reitora mulher, regressando depois para o departamento de Química.

Assumiu a chefia do departamento de Química entre os anos de 1943 e 1954. 

Em 1953, foi agraciada com a medalha Garvan, pela American Chemical Society.

Até sua aposentadoria, em 1958, Leonora estava envolvida no planejamento de um novo laboratório, em todos os seus detalhes, incluindo um mural de adorno com os elementos gregos fogo, água, terra e ar, como eram interpretados pelos antigos havaíanos. Após sua aposentadoria continuou ativa, como porfessora emérita , e passou a falar a favor do uso da energia nuclear e contra a fluoretação das águas públicas.

Leonora Bilger veio a falecer em 19 de fevereiro de 1975, aos 82 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário