O alemão Friedrich Hund nasceu na cidade de Karlsruhe - o mesmo local onde ocorreu o primeiro encontro internacional entre químicos -, em 04 de fevereiro de 1896, e faleceu na cidade alemã de Göttingen, a 31 de março de 1997, quando contava com 101 anos - quando já havia publicado mais de 250 trabalhos e ensaios.
Durante sua formação, Hund foi estudante de Max Born, um dos maiores expoentes alemães da mecânica quântica. Enquanto trabalhou como assistente de Born, Hund dedicou-se ao estudo da interpretar quântica do espectro de banda de moléculas diatômicas. Também trabalhou com outros cientistas importantes na área, como Erwin Schrödinger, Paul Dirac, Werner Heisenberg e Walter Bothe.
Hund construiu importantes contribuições na área de mecânica quântica, sendo a maior delas a descoberta do tunelamento quântico. Outros trabalhos significantes de Hund ocorreram no detalhamento de estrutura de átomos e moléculas e também na teoria do orbital molecular, conhecida pelo nome de teoria de Hund-Mulliken. As regras de Hund limitam as configurações eletrônicas e são importantes para espectroscopia e mecânica quântica.
Foto de 1929, em que aparecem Mulliken (à esquerda) e Hund (à direita) |
Atuou como professor de diversas universidades: Leipzig, Rostock, Jena, Frankfurt e Göttingen - em que havia obtido o PhD, em 1922.
Em química, os estudantes da educação básica têm contato com Hund através de sua primeira regra: "um mesmo orbital pode representar até dois elétrons, com sentidos contrários de movimento (spin)".
Nenhum comentário:
Postar um comentário