quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

07 de fevereiro: 106 anos do nascimento de von Euler

Certamente, o ambiente influenciou a carreira de Ulf Svante von Euler. Ele era filho de Hans von Euler-Chelpin, agraciado com o prêmio Nobel de Química em 1929, e de Astrid Cleve, filha de Per Teodor Cleve - descobridor dos elementos túlio e hólmio. Outra pessoa que lhe influenciou bastante foi Svante Arrhenius - seu padrinho.



Nascido em Estocolmo, a 07 de fevereiro de 1905, Ulf von Euler entrou no Karolinska Institute como estudante de medicina, em 1922. Em 1930, mesmo ano em que defendeu sua tese, foi aceito como professor assistente em farmacologia.

Enquanto estudante de pós-doutorado, em Dale, ele descobriu, com John H. Gaddum, um princípio importante autopharmacological, substância P. Era o ano de 1931. Depois de regressar a Estocolmo, von Euler continuou sua linha de pesquisa, e assim sucessivamente descobriu quatro outras importantes substâncias: a prostaglandina, a vesiglandina (1935), a piperidina (1942) e a noradrenalina (1946).

Em 1939, von Euler foi nomeado Professor Catedrático de Fisiologia do Instituto Karolinska, onde permaneceu até 1971. Sua colaboração inicial com Liljestrand levou a uma descoberta importante, nomeada como mecanismo de Euler-Liljestrand (uma derivação fisiológica arterial em resposta à diminuição da oxigenação local dos pulmões).

A partir de 1946, entretanto, quando a noradrenalina foi descoberta, von Euler dedicou a maior parte de seu trabalho de investigação a esta área. Ele e seu grupo estudaram cuidadosamente a distribuição e destino em tecidos biológicos e no sistema nervoso em condições fisiológicas e patológicas, e descobriu que a noradrenalina é produzida e armazenada em terminais nervosos sinápticos em vesículas intracelulares, uma descoberta chave que mudou radicalmente o curso de muitas pesquisas de campo.  

Em 1970, foi agraciado com o Prêmio Nobel de Medicina pelo seu trabalho, juntamente com Sir Bernard Katz e Julius Axelrod.


Selo comemorativo do Nobel de 1970

Recebeu o título de Doutor Honoris Causa por diversas universidades, de localidades diversas: Umeå, Rio de Janeiro, Dijon, Ghent, Tübingen, Buenos Aires, Edinburgh, Madrid,  e o Gustavus Adolphus College.

Ulf von Euler veio a falecer em 09 de março de 1983.

(Fontes: página da Fundação Nobel e Wikipédia em inglês)

2 comentários:

  1. Parabéns por essa iniciativa de escrever a História da Química.
    JMFBassalo@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. prof prem raj pushpakaran writes -- Ulf Svante von Euler, the great Swedish physiologist who discovered the neurotransmitter, norepinephrine, was born on February 7th 1905!!!

    ResponderExcluir