domingo, 6 de fevereiro de 2011

06 de fevereiro - a descoberta do germânio confirma as previsões de Mendeleev

28/02/1869 - O russo Dmitri Mendeleev escreve, após um sonho, o que viria a se transformar na tabela periódica dos elementos químicos. Em sua tabela, entretanto, o russo deixara espaços vazios, destinados a elementos que ainda não haviam sido descobertos. Um desses elementos seria o eka-silício (abaixo do silício), devendo apresentar peso atômico igual a 72 (incialmente calculara 70, mas corrigiu posteriormente), sendo um metal de coloração cinza-escura, de densidade específica 5,5, capaz de formar um óxido de densidade específica 4,7 e reagir com cloro, formando um composto de densidade específica 1,9.
 
06/02/1886 - Realizando análises de rotina para identificar a composição de um minério recém-descoberto - argirodita - em Friburgo, na Saxônia, o químico alemão Clemens Winkler percebeu que "Após várias semanas de meticulosa pesquisa, posso agora afirmardefinitivamente: a argirodita contém um novo elemento, muito similar ao antimônio e ainda bem diferenciado dele, para o qual deve-se adotar o nome de "germânio" ." (Winkler, C.; Germanium, Ge, a New Nonmetallic Element; Berichte der Deutschen Chemischen Gesellschaft; Vol. 19 (1886), pp. 210-211)

Clemens Alexander Winkler (1838-1904)


A denominação germânio foi uma homenagem à Alemanha, país do cientista.

O germânio foi descoberto 15 anos após ter sido previsto por Mendeleev (também havia sido previsto por Newsland, anos antes - mas sem detalhamento de suas propriedades) e Winkler pôde verificar que consistia em um metal de coloração cinza-escura, apresentando peso atômico igual a 72,73 e densidade específica de 5,47. O germânio forma um óxido de densidade específica igual a 4,7 e forma um cloreto de densidade específica 1,887. Era a confirmação da lei periódica elaborada por Mendeleev.

A tradução do trabalho de Winkler, anunciando a descoberta do elemento, é a que segue:


No verão de 1885, um minério rico em prata de aparência incomum foi encontrado na Himmelsfurst Fundgrube, perto de Friburgo; A. Weisbach reconheceu-o como uma nova espécie mineral e chamou-lhe "argirodita". Th. Richter submeteu o mineral a uma análise preliminar com o maçarico e determinou que seus principais componentes eram enxofre e prata, mas também verificou a presença de uma pequena quantidade de mercúrio, que é surpreendente e interessante, pois esse metal nunca foi encontrado antes nos veios de Friburgo.
A análise dos minerais realizadas por mim mostraram que o teor de mercúrio não é mais do que 0,21 por cento, e além disso, dependendo da pureza do material investigado, de 73 a 75 por cento de prata, 17 a 18 por cento de enxofre, quantidades muito pequenas de ferro, e vestígios de arsênico foram encontrados. No entanto, a análise mais cuidadosa sempre resultou em uma perda de 6 a 7 por cento, e não parecia possível descobrir a parte que falta do procedimento habitual de análise qualitativa. 
Após várias semanas de meticulosa pesquisa, posso agora afirmar definitivamente: a argirodita contém um novo elemento, muito similar ao antimônio e ainda bem diferenciado dele, para o qual deve ser dado o nome  de " germânio". Sua descoberta foi obtida com muita dificuldade e dúvida dolorosa porque os minerais que acompanharam a argirodita continham arsênico e antimônio; e sua grande semelhança com o germânio, junto com a ausência de métodos para a  sua separação, foram extremamente perturbadoras.

(Winkler, C.; Germanium, Ge, a New Nonmetallic Element; Berichte der Deutschen Chemischen Gesellschaft; Vol. 19 (1886), pp. 210-211)

Nenhum comentário:

Postar um comentário