quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

02 de fevereiro - Há 104 anos, morria Dmitri Mendeleev

Em 02 de fevereiro de 1907, o russo Dmitri Ivanovich Mendeleev se tornava mais uma das vítimas da influenza.

Nascido na Sibéria, a região mais pobre da Rússia, a 08 de fevereiro de 18,34 Dmitri era o caçula de uma família de 18 irmãos (algumas versões apresentam 14). Perdendo o pai ainda enquanto Dmitri era criança, sua mãe dedicou-se à fábrica de vidros da família, a fim de sustentar a si e aos filhos.



Quando Dmitri completou 18 anos, sua mãe Maria Dmitrevina efetuou uma longa viagem a pé com o filho caçula e mais uma filha, saindo de Tobolska, na Sibéria, em direção a Moscou, para tentar matriculá-lo em uma universidade. Chegando a Moscou, sua matrícula foi negada, pelo fato de não quererem siberianso a manchar a instituição.

Em vez de desistir, Maria Dmitrevina retomou viagem com os filhos, desta vez a São Petersburgo, onde conseguiu matriculá-lo.

Em poucos anos, Dmitri Mendeleev tornou-se o principal químico russo, inclusive publicando o primeiro livro de química do país, intitulado "Tratado de Química", que passou a ser utilizado pelos cursos nacionais.

Junto com Borodin, químico e músico, Mendeleev participou do Congresso Internacional de Karlsruhe, na Alemanha, em 1860, - o primeiro encontro internacional de químicos - ode se discutiu a necessidade de padronização dos pesos atômicos. A primeira noite desse congresso foi encerrada com um jantar, em que Mendeleev cantou aos presentes, acompanhado por Borodin ao acordeon.

Após Karlsruhe, Dmitri dedicou-se à questão da organização dos elementos químicos, que há tanto estava sendo buscada.

Escreveu as propriedades dos elementos em cartões e embaralhava-os, jogando uma espécie de "paciência química", em que tentava ordená-los durante suas longas viagens de trem.

Em 28 de fevereiro de 1869, Mendeleev acabou dormindo sobre a mesa de trabalho, exausto. Durante o sono, sonhou com uma organização dos elementos em fileiras e colunas. Acordou com o sonho na memória e resolveu testar aquela organização. 

- Funciona! - deve ter sido a palavra proferida pelo russo. (Logo em seguida, o leiteiro bate à porta, cobrando os valores atrasados - Mendeleev fabricava queijos para venda).

A tabela periódica estava finalmente criada. O grande trunfo de Mendeleev não foi só organizar os elementos em função de seus pesos atômicos e propriedades químicas: o russo deixara espaços vazios para elementos ainda não descobertos e foi, inclusive, capaz de predizer suas propriedades. Nos quinze anos seguintes, esses elementos previstos foram descobertos e suas propriedades comprovadas - o que deu enorme crédito ao químico russo e seu trabalho.

Dedicou-se ainda a questões referentes ao petróleo e foi um dos químicos a reconhecerem de imediato a importância do trabalho dos Curie com a radioatividade. A ele é creditada a descoberta da proporção ideal entre água e álcool na vodka russa e a introdução do sistema métrico durante o império dos czares.

Durante seu enterro, seus estudantes posicionaram uma grande tabela periódica à frente do caixão, precedendo o cortejo.

Em sua memória foi nomeado o elemento químico de número atômico 101, Mendelévio.


Túmulo de Mendeleev, em São Petersburgo, Rússia

Nenhum comentário:

Postar um comentário